Pijama confortável, sono confortável.

Uma pequena passagem da história…

Derivando da palavra hindu pajama, que por sua vez tem origem na palavra persa پايجامه que significa “roupa para as pernas”, o pijama foi trazido para a Europa pelos Ingleses e Portugueses. Ainda na Índia, eles eram utilizados de acordo com o costume local, como indumentária para o dia. Extremamente apreciados pelo seu conforto e respirabilidade, o interesse manifestado nesta peça de roupa aumentou de tal modo, que em paralelo com as trocas comerciais regulares que ocorriam nessa altura na Europa, o pijama tornou-se alvo de uma crescente popularidade. Contudo, não foi de imediato que se tornou uma peça dominante do guarda-roupa masculino no que se refere a roupa de dormir, e somente no Séc. XX entrou finalmente em moda como tal.

A mulher também começou a utilizar o antepassado do actual pijama somente nas décadas de 20 e 30 do Séc. XX. À semelhança do que ocorreu com o homem, elas inicialmente não utilizavam o pijama como indumentária para dormir, mas sim como um elegante e extremamente confortável traje … para a praia. Somente mais tarde o pijama se tornou um elemento inseparável do guarda-roupa de dormir.

A importância da qualidade

Há uma famosa frase popular que diz “Cada um deita-se na cama que faz“. Contudo, para uma noite de sono aprazível, roupa de cama de boa qualidade é apenas uma parte da equação. Um pijama confortável é igualmente importante. Claro que “confortável” é um termo subjectivo, mas a importância da qualidade dos tecidos, composição e processo de manufatura nunca deverá ser subestimada. Afinal de contas, todas as noites passamos várias horas usando os nossos pijamas. Os tecidos deverão ser suaves e agradáveis ao toque, e não deverão ser agressivos para a sua pele. Tente sempre escolher pijamas feitos de fibras naturais como o algodão, pois estas permitem uma melhor respirabilidade e são mais delicadas no contacto com a sua pele.

Que pijama escolher é sempre um caso de preferência individual, mas, por exemplo, uma solução que funciona bem nas altas temperaturas de verão é uma t-shirt confortável e mais folgada, combinada com boxer shorts. Não só lhe permite diversas combinações, mas poderá ser facilmente levado, por exemplo, numa escapadinha de fim-de-semana. Por último, um detalhe muito importante para as senhoras, é que o pijama que vestem as faça sentirem-se femininas. Na nossa loja, mesmo os pijamas que ostentam um corte mais folgado são elegantes e atraentes :)

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *